Tratamento
Seguimos a metodologia dos 12 passos, filosofia mais eficiente no tratamento da dependência química e alcoolismo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) os 12 passos vem obtendo os melhores resultados. O programa é focado na mudança de comportamento e nós acreditamos que devemos tratar além da dependência química, mas também as comorbidades geradas pelo uso ou adquirida anteriormente.
Como o método “12 passos” funciona?
O intuito do programa é mostrar ao dependente químico um novo estilo de vida, com o fortalecimento da autoestima, resgate da auto imagem e um auto conhecimento para tratar os defeitos de caráter, impedindo a falência física, mental e espiritual.
Além do programa 12 passos, contamos com reuniões semanais:
PPR - Plano de internação e recaída:
O plano consiste em ensinar ao paciente a identificar potenciais situações de recaída e como enfrentá-las, visando mudar seu comportamento aditivo.
TRE - Terapia racional emotiva:
Criada pelo psicólogo Albert Ellis, a terapia consiste em mostrar ao paciente que acontecimentos, circunstâncias externas e eventos relacionados aos outros, não devem influenciar e fazer com que o paciente se sinta mal. Os pensamentos geram os sentimentos, não as pessoas ou situações.
Informações importantes:
• A internação involuntária é indicada quando o dependente químico coloca em risco sua vida e de seus familiares, conforme LEI 10.216 de 06 de abril de 2001 que autoriza em todo o país esse tipo de internação.
• Trata-se de relevância penal a inobservância do dever de cuidado atribuído ao omitente que pode e deve agir para evitar o resultado.